Home Contato Envie uma Foto/Video Twitter Orkut Facebook RSS

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

- Coisas que uma estudante de Moda não é - Parte l.


Esse é um post de utilidade pública. Visa esclarecer algumas coisas para: quem um dia pensou em fazer faculdade de Design de Moda; quem tem uma certa convivência com alguém que estuda Design de Moda; ou quem é apenas curioso.

Então vamos lá.

Estudante de Moda não é modelo:
embora já tenham mencionado que eu podia ser modelo (da onde, com meus ínfimos 1,68m, enfim), mas como algumas amigas relataram o fato, eu tive que rir, só isso. Porque as pessoas acham que moda sempre vai ter uma passarela com uma modelo vestindo uma roupa estranha, como se as roupas viessem do nada.

Estudante de Moda não é costureira:
Uma coisa que a minha professora de Tecnologia da Confecção sempre deixou claro para nós, no primeiro ano, é que a gente não precisava saber costurar bem, mas sim entender o processo. É claaaaaro que levaria dias para a gente explicar isso para as pessoas superlegais que aparecem: "Faz a barra da calça pra mim?", "Essa blusa tá larga, dá pra dar uma apertadinha?". Nessas horas sinto vontade de pegar meu desmanchador de costura/abridor de casas de botão e furar os olhos do ser até não poder mais.

Estudante de Moda não é patricinha:

Não, os nossos trabalhos não são olhar vitrines e voltar pra casa abarrotadas de sacolas, tampouco fazer resenhas de artigos da Vogue ou qualquer coisa que o valha. Porque tem gente que acha que quem cursa Moda é aquela guria consumista e que adora comprar roupas. Muito pelo contrário, estudantes de Moda são freqüentadoras assíduas de brechós e gostam de fazer customizações sem muita verba.

Estudante de Moda não é médium:
As pessoas acham que para a gente criar basta apoiar a testa na mão e se debruçar em cima de uma folha de papel que as coisas aparecem, geralmente em forma de rabiscos incompreensíveis. Não tem nada a ver com inspiração divina: toda a criação provém de uma pesquisa extensa.

Estudante de Moda não é especialista em etiqueta
Não me pergunte qual a ordem dos talheres (é de fora para dentro, se não me engano), no que consiste um traje esporte fino, se pode usar chapéu em casamento ao ar livre à tarde, essas coisas. As pessoas que estudam Moda podem naturalmente se interessar por isso e aprender, mas não está na nossa grade curricular, de jeito nenhum. Nossos exemplos de sucesso na profissão não são Gloria Khalil ou Constanza Pascolato.

Estudante de Moda não é louca
A esmagadora maioria da população, num levantamento rápido, acha que a gente passa anos enfiadas numa sala de aula para fazer roupas pro SPFW e nos perguntam: "Quem vai usar aquilo?". Aí acham que é uma perda de tempo estudar pra depois fazer roupas de plástico e arame. Cristo, não é assim que as coisas funcionam! Só estilistas renomados fazem aquilo, e obviamente que eles possuem uma linha de roupas "usáveis", por assim dizer. Grande parte de nós não vai chegar a fazer aquilo (eu, particularmente, não faço muita questão, gosto do usual).

Estudante de Moda não é folgada
O nosso curso, teoricamente, é noturno. Mas devido ao acúmulo de atividades (já que temos dez matérias por ano e toda professora acha, rigorosamente, que nós só temos a matéria dela e nos entope de trabalhos, fora os projetos interdisciplinares), o curso se torna, matutino, vespertino (como se chama algo referente à madrugada? Bom, é isso aí também)... Já passei mais de doze horas na universidade finalizando tarefas. Resultado: final de semestre estamos todas viradas nuns bagaços, com olheiras quase até o nariz. Fora crises de choro, estresse, gastrites, resfriados que não acabam nunca, dores pelo corpo, essas coisas. Ou seja, se você acha que é só oba-oba, assistir desfiles e discutir a semana de moda de Paris, esqueça.

Estudante de Moda não é gay
Tá, mentira. Há casos de héteros, há gays assumidos e há aqueles que a gente pode passar dias discutindo "será que ele é? Será que ele é?". Eu, particularmente, gosto muito da minha mão e não a colocaria no fogo por ninguém, não. =P

Fonte: www.afalsadesigner.blogspot.com



3 comentários:

  1. To adorando teu blog e já li todos os posts. Continuaaaa, todo dia de preferencia uhauhauahauahua

    Larissa Dalbosco

    ResponderExcluir
  2. Oi Suellen gostei !! Vou começar meu curso de moda em 2011 e já deu para sentir o que me espera,mesmo assim estou feliz!! Viajo agora em Janeiro e gostaria de comprar algums materiais para o curso mas não tenho a menor idéia do que comprar,vc poderia me dar umas dicas?? Obrigada
    Cristina

    ResponderExcluir
  3. AMEI O SEU BLOG!!
    é realmente muito bom, essa pontagem fkou demais :)
    quando tiver um tempinho da uma passadinha no meu blog, ta no comecinho mas espero que goste, acho que ta fikando bom.
    bjinhos!!

    ResponderExcluir